domingo, 30 de março de 2008

22min e 30s...


Em meio à multidão, descia as escadas da estação de metrô da Estácio. Sempre gostara de estações de metrô. Achava aquela reunião de desconhecidos rumo a um destino um momento único. Descendo os degraus , dois jovens lhe chamaram a atenção. O vagão ainda estava lá e pairou a dúvida sobre a possibilidade de pegá-lo ainda aberto. Os jovens, um casal, tentaram sem sucesso embarcar naquele trem. Naquele instante em que as portas se fecharam, seus lábios sorriram um para o outro. Estabeleceu-se uma cumplicidade naquele momento. Continuou a observar o casal. Ao entrarem no vagão, sentaram um atrás do outro. Pôde notar o interesse de um pelo outro. Haviam olhares intensos entre os dois. Os ohos do rapaz direcionavam-se constantemente em direção àquela garota de olhos azuis que, encostada na janela, possuia um olhar também distante, parecendo procurar uma luz naquele túnel. Pensou em como as pessoas surgem e desaparecem em nossas vidas. Em meio ao caos da metrópole, anônimos sorriem. Pensara que muitas vezes as pessoas não precisam ser conhecidas ou permanecerem muito tempo conosco para marcarem nossas vidas. Nesses casos, mais importante do que o tempo de um momento é a intensidade com que são vividos. Estação Siqueira Campos. Os três se preparam para seguir diferentes rumos. 22 min e 30s é o tempo que dura a viagem entre as estações. Tempo esse em que teve a certeza de que aquela intensa troca de olhares seriam lembradas pelos dois. As portas se abrem. Provavelmente não se encontrarão mais, porém aquele curto episódio ficará marcado na longa viagem da vida. Olhou para o chão, estava escrito: Atenção com o espaço entre o trem e a plataforma...

6 comentários:

Anônimo disse...

Também adoro e metrô.
Adoro vivenciar esses momentos em que pessoas desconhecidas sorriem umas para outras, adoro ser essas pessoas...


Ótimo texto, Gui!!!!

Beijooos

Bronks disse...

nunca pego metrô, mais quanto aos momentos, eu sempre procuro vive-los com muita intensidade ;D

Anônimo disse...

adoro a reunião de desconhecidos rumo à algum lugar ou lugar nenhum...
acho estações de metrô uma metáfora da vida moderna...
encontros e desencontros num curto instante de tempo...
bjoo

Nise disse...

eu nunca andei de metrô, pq minha cidade não tem rsrsrrs.mas gostei de ler sobre sua experiência.

nosenseclint disse...

nunca pegeui um metro, mas depois de ler isso, acho que nem preciso. o texto tá ótimo, bem discritivo.

Anônimo disse...

"Não importa o quanto durou o momento, mas sim a intensidade"
...
filosofia de rodoviaria (ou sera de estação...)
pois bem, horas como essa, em que ficam evidentes a 'sem graçalidade' da vida - ciclo: que massa! cade? anh?! -. Mas por outro lado, eh isso que a torna um pouco seriado de TV. Uma espécie de: abre aspas, momento mágico, fecha aspas.
Tai... Uma coisa boa da vida! Mesmo que o vento projetado pelo vagão despenteie seu cabelo e vc fique nervosa e, consequentemente, naum olhe para quem tenta se aproximar.