quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Angústia natalina...


Dia desses estava andando no shopping e eis que ela está lá.Quando chego na portaria do prédio, ela também está lá. Ela é a decoração de natal! Sempre quando as decorações de natal começam a surgir me sinto angustiado. Começo a pensar no ano que está acabando e se realmente soube aproveitá-lo. Não gosto muito do natal. Na minha infância, ajudava a minha mãe enfeitar a árvore e ficava ansioso para chegar o dia e poder ganhar presentes. O espírito natalino existia para mim. Hoje em dia, me pergunto por onde ele anda. No natal, geralmente passo com minha família como de costume e em respeito à eles. Meus motivos para não gostar da data festiva é o fato de acreditar que se trata de uma época em que as pessoas se vêem quase que obrigadas a desejarem coisas felizes para todos. Acho uma data em que reina a superficialidade dos sentimentos sem profundidade e muitas vezes falsos e pela perda do significado original da data(acreditando nele ou não). O ano novo é melhor, pois na virada do ano, todas as pessoas pensam algo a respeito do futuro que se aproxima. É praticamente impossível ser indiferente e falso com suas próprias expectativas durante o reveillon. Acreditei em papai noel até meus 4 anos. Acho que depois disso meu espírito natalino foi se apagando. Hoje o natal para mim é mais angústia do que comemoração (detalhe:no dia 25 essa angústia já passou, sinto angústia é agora quando começam a surgir as decorações natalinas). Talvez eu volte a gostar do natal se o bom velhinho surgir novamente. Numa época em que bananas invadem a praia e pedem a um senhor de 77 anos a identidade para poder comprar cerveja, é bem capaz que o espírito natalino retorne junto com seu mais famoso personagem. Talvez ele já até esteja por ai, só tomando uma cerveja esperando pelo dia 25 de dezembro...

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

tb não gosto de natais...
aliás, não gosto da interjeição "feliz natal!". A grande maioria das vezes soa como algo superficial e programado. Como qdo perguntam "- cm vc está?" e vc responde: "- ótima!", apesar de ter ficado de recuperaçao. Ou então o apresentador do Linha Direta, desejando boa noite depois do vídeo de abertura, sempre com uma histórinha sem final feliz...
O melhor do natal é a reunião, o cheiro da comida 'diferente', os piscas-piscas, o tio bebado, a criança catarrenta, etc

Anônimo disse...

papai noel existe!!!
ele só se cansou dessa humanidade tola e imbecil...
por isso foi beber,na esperança de esqucer a lista enorme de presentes que o aguarda em sua casa...