terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Música e transitoriedade...


O novo cd do "Rei" Roberto Carlos não vai sair neste fim de ano! Não sou fã do "Rei", mas assim como ele, sempre termino de gravar um cd no final de ano. Após terminar o "Guiga Mix 2007" fiquei pensando em como as músicas contribuem para a formação de nossa identidade e a capacidade delas de nos fazerem lembrar de épocas e pessoas em nossas vidas. Pense em como o seu gosto musical mudou ao longo dos anos. Passam-se os anos e algumas músicas tomam significados diferentes para nós, outras perdem valor. Nos "alimentamos" de algumas músicas por algum tempo, mas depois nos "saciamos"delas. Dias atrás tive a oportunidade de assistir um antigo show do Los Hermanos, da época do lançamento do "Bloco do Eu Sozinho". Fiquei pensando em como eles mudaram fisica e musicalmente (na época o Amarante nem tinha barba). Alguns críticos e público não gostam quando algum grupo muda o seu estilo musical. Acredito que desejar que grupos musicais continuem tocando sempre da mesma forma equivale a desejar que as pessoas continuem sendo as mesmas. Não devemos esquecer também que existem poucas músicas, assim como poucas pessoas, que sempre possuirão um siginificado para você. Essas pessoas/músicas nos ajudam a encontrarmos a nossa "essência", o que nos define. Entender a transitoriedade das coisas nos ajuda a entender o mundo. Não se engane com a volta das Spice Girls, BSB e Led Zepellin. Essas bandas vão deixar de existir assim como o Los Hermanos e um dia (acreditem se quiser) os Rolling Stones. Pessoas especiais, inclusive nós, deixarão de existir também. Um dia não exisitirá nem o "Eu" nem o "Bloco". Mas nossas músicas ainda continuarão tocando por aí...

2 comentários:

Anônimo disse...

o finalzinho é o melhor...
hj eu tava pensando na vida, mas pelo lado de dentro.
a possibilidade da gnt deixar d existir e nossa musica continuar a tocar, é confortante. Como se fosse tirar o tênis dpois d um dia cansativo de andanças.

agora, falar q os Rolling Stones vão acabar... dái já é ousadia. Eles nunca vão acabaaar!
e qto a volta das spice, bsb e led zepplin, tavam sem dinheiro e desempregados... tlvz tenha sido apenas uma manobra d marketing, pq 'jogadas' costumam ser bem sucedidas...

Unknown disse...

É, estava eu a ouvir Caetano, e resolvi passar por aqui para dar uma bisbilhotada...
E percebi que não só eu como todas as outras pessoas também tem suas "fases", marcadas por boas ou péssimas musicas, que nos fazem relembrar épocas e pessoas, demonstrando também um pouco da nossa personalidade ou como estamos naquele momento!
O q você ouve? O q você lê?
Essas não são perguntas comuns...
São pessoas querendo saber um pouquinho mais sobre nós!
E o melhor de tudo isso é realmente o fato de que as bandas acabam os artistas vão pro cosmo e elas as "Musicas" continuam ai! Ilesas!
¬¬