segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Pensamentos sobre a vida e a arte...


"A arte é a contemplação: é prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam."
Auguste Rodin

Manhã de primavera. Na rua, as pessoas andam, os carros fazem barulho. Meu celular me desperta. Abro os olhos, e não penso "mais um dia para se viver". As horas se esvaem ao decorrer do dia. Eis que surge em minha cabeça uma pergunta outrora indagada: A vida imita a arte ou a arte imita a vida? É fato que os filmes que assisti, as músicas que ouvi, os livros que li, me influenciaram e ainda me influenciam. Mas os roteiristas, músicos e escritores também não foram influenciados? Mosaico. Como pode pequenas peças como cacos de vidro formarem algo tão belo? Um caco de vidro sozinho não apresenta beleza nem grande significado. Entretanto, quando organizados sob a perspectiva de um artista, aquilo se torna arte. As cores para o pintor, as notas musicais para o músico, as palavras para o escritor. Todos são cacos e mosaicos. Acho que a melhor resposta para a pergunta inicial seria: Não existe arte imitando vida ou vice-versa, pois a vida em si é uma arte! Cabe a nós sermos artistas e escolher as cores que iremos pintar nesse quadro chamado vida. Infelizmente, a maioria das pessoas não escolhe as cores que vão usar e simplesmente despejam as cores aleatoriamente sobre o quadro. Já dizia Oscar Wilde: "Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe." Pessoas são como os cacos do mosaico. Portanto, seja um artista e viva! Construa um belo mosaico...

5 comentários:

Anônimo disse...

"A vida imita o vídeo"

sim, viver é uma arte.
quadros, livros e filmes tb são...
"estou trabalhando no meu roteiro, mas ainda não decidi se morrerei no final"

;)

Anônimo disse...

é difícil falar sobre o que é vida e o que é arte...
mas uma coisa é certa,é difícil ser indiferente à ambas...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Day[ana] RD Morais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

a vida é uma arte, certo. Tds q vivem são artistas, certo tb.
Mas nem tds ganham um oscar, um nobel, um grammy ou vendem seus quadros...
as vzs o reconhecimento vem dpois da morte, ou até, não vem!...